quinta-feira, 24 de junho de 2010

Características que fazem de Perseu um típico herói clássico



Perseu é um dos ícones da mitologia, um semi-deus trágico e complexo, com todas as camadas e nuances dos heróis gregos da antiguidade. Perseu é um personagem clássico, que tem vida há milênios na literatura e nos mitos passados geração após geração.

Perseu caracteriza-se como um herói clássico, pois era um poço de virtudes – o mais belo, o mais culto, o mais corajoso, destemido e um semideus.

Uma das principais características que definem o herói clássico Perseu é a capacidade que ele tem de se sacrificar em nome do bem estar comum, na narrativa ele não só salva Andrômeda como também a cidade de Jopa do terrível Kraken.



Simbolismo dos presentes oferecidos a Perseu pelos Deuses do Olímpico



A espada que foi dada por Athena, deusa da sabedoria, representa que devemos ser sábios ao destruir nossos medos.

O escudo que salvou Perseu da Medusa representa a capacidade de refletirmos sobre o medo antes de enfrentá-lo de frente.

O elmo que tem o poder de tornar invisível quem o usar, representa a necessidade de entender as coisas apenas por meio da observação.

Bubo, uma coruja que sabe tudo e tudo vê, representa a confiança naqueles que podem nos ajudar a enfrentar os perigos da vida.

O dom de entender a língua da coruja e assim comunicar-se com ela representa a importância da comunicação entre as pessoas.



Obstáculos que são apresentados a Perseu



  • Na narrativa, Perseu, com o objetivo de conquistar um reino paixona-se por Andrômeda e, para livrá-la dos feitiços de Tétis, mãe de Calibos, enfrenta vários obstáculos, dentre eles:

  • Derrotar Calibos.

  • Enfrentar as três bruxas tenebrosas, comedoras de carne humana, para descobrir como matar o Kraken.

  • Matar o cachorro Cerberus, guardião do reino onde vive a Medusa;

  • Cortar a cabeça da Medusa;

  • Destruir o Kraken.

  • Diante desses obstáculos ainda precisa superar o cansaço pelas longas viajens e lutas que enfrenta durante sua trajetória.



Intervenção dos Deuses na vida dos mortais



Os Deuses possuem grande poder na vida das pessoas, esses intervêm de forma direta ou indireta, dependendo da atitude humana podem ser julgados e condenados ou recompensados (Exemplo de castigo é visto quando Zeus transforma Calibos em uma criatura horrenda).

Existem bonecos de argila que representam cada ser humano, esses são manuseados pelos deuses para castigar àqueles que cometeram alguma difamação ou repúdio aos deuses.

Prova clara da intervenção dos deuses é vista em toda a jornada de Perseu, pois este é direcionado de maneira indireta pelos deuses (Zeus que não o deixa morrer, Tétis que o manda para Jopa, os presentes que são dados pelos deuses para que ele consiga enfrentar os desafios, etc.)



Mentor de Perseu e sua importância



Seu mentor é Amon, um velho poeta e dramaturgo que vive no anfiteatro de Jopa.

Amon orienta Perseu em toda sua trajetória, aconselhando-o e ensinado como obter aquilo que quer (Ex.: orienta-o a procurar as bruxas tenebrosas para que elas lhe digam como matar o Kraken, também diz onde encontrar Pégasus, o cavalo alado que o levará às bruxas).

2 comentários:

  1. Bonito trabalho. Tá de parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Mikael,

    trabalho verificado.
    Avaliação em sala.

    (Obs.: Muito interessante tua análise sobre o simbolismos dos presentes!)

    Josana

    ResponderExcluir